segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Brasileiro cria forma de causar chuvas sem produtos químicos

O engenheiro Takeshi Imai, de 68 anos, criou um processo de produção e venda de chuvas artificiais localizadas.
O processo patenteado pelo inventor e operado por sua empresa, a ModClima, é puramente físico, uma reação de água com água. “A adição de produtos químicos já foi banida de alguns países, por representar riscos para a saúde”, afirma Imai. “Eu criei algo eficaz e ao mesmo tempo ecológico.”
(Reprodução)
Funciona assim: a bordo de um Piper Asteca, um avião bimotor dotado de um reservatório de 300 litros de água potável, a equipe da ModClima despeja micropartículas de água na base de nuvens previamente identificadas por softwares especializados.
Somadas às gotículas já existentes na nuvem, as tais micropartículas produzem gotas maiores que, devido ao peso, precipitam a chuva.
Em outras palavras, as gotas se unem e formam os pingos.
A engenhosidade de Imai está na capacidade de controlar o tamanho da gota que será “semeada”.
Isto ocorre graças a quatro bicos rotativos – que também funcionam como pulverizadores – acoplados na parte externa do avião.
Para cada litro de água semeada são produzidos cerca de 500 mil litros de água de chuva, o equivalente ao carregamento de 50 caminhões-pipas. “A vantagem é que podemos direcionar a chuva para locais específicos, como reservatórios, mananciais e áreas agricultáveis”, afirma Imai.
As chuvas duram, em média, de uma a três horas.
Da Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br