terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

MUNDO INFANTIL...CURIOSIDADE > MEIO AMBIENTE > DESVENDANDO UM MISTÉRIO

Você sabe qual é o significado de 'poti-poti' na canção da borboleta?

Na canção da borboleta, a palavra "poti" refere-se a camarão.
    (reproução youTube)

A canção "Borboletinha" é uma lembrança da infância para muitas pessoas... No entanto, recentemente, "a internet" revelou o verdadeiro significado de uma parte significativa da música: poti-poti não é uma imitação sonora.

A internauta Daniela Mendes Martins esclareceu o enigma, e a publicação se tornou um fenômeno. Poti-poti, a madrinha da borboleta, na verdade é um tipo de camarão.

Poti tem origem na língua tupi guarani. De acordo com o dicionário indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio), o termo é utilizado como sinônimo de camarão.

A mesma definição pode ser encontrada nas obras "Vocabulário Tupi-Português", de Lemos Barbosa, lançada em 1951 (Editora São José), e no "Dicionário Tupi (antigo)-Português", de Moacyr Ribeiro de Carvalho, publicada em 1987 (Biblioteca Digital Curt Nimuendajú).

Poti também está relacionado à origem do gentilício "potiguar", que designa os indivíduos naturais do Rio Grande do Norte. Esse termo deriva de "potï'war", que se traduz como "comedores de camarão", fazendo alusão à grande quantidade desse crustáceo na costa e aos potiguares, os nativos indígenas da região.

E quanto à perna de madeira, o olho de cristal e o nariz que lembra o do pássaro pica-pau?

Ao compreendermos o significado de "poti-poti", torna-se mais simples analisar os versos que serão entoados em seguida.

Aparentemente, as descrições se referem às peculiaridades do camarão, que apresenta patas delicadas, olhos proeminentes na parte superior da cabeça e antenas que lembram o bico de um pica-pau.

Em contrapartida, embora a proveniência da canção seja indefinida, o folclore que a envolve não impede que pernas, olhos e nariz sejam elementos do chocolate da borboletinha.

Borboletinha tá na cozinha

Fazendo chocolate para a madrinha

Poti-poti

Perna de pau

Olho de vidro

E nariz de pica-pau

Pau-pau

Fonte: UOL

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

CURIOSIDADE > FATO INUSITADO, MAS REAL! IDOSO VELADO SENTADO EM POLTRONA

O carpinteiro aposentado Quirino da Silva Souza foi homenageado em seu velório, sentado em uma poltrona, na cidade de Aparecida de Goiânia, em março de 2024. A família decidiu que essa seria uma forma especial de lembrar o idoso, como se ele estivesse participando de um encontro de amigos.

Quirino da Silva Souza faleceu aos 96 anos de idade.

Ele lutou por uma década contra um Alzheimer avançado, que o levou a ficar confinado a uma cama.

 

Quirino foi velado sentado em uma cadeira, em vez de deitado em um caixão - 

Imagem: Reprodução/Wanderley Rodrigues

O corpo do ancião foi disposto em uma cadeira confortável, trajando camisa formal e gravata.

O culto fúnebre ocorreu no coração da sala de cerimônias da casa funerária.

A cerimônia se estendeu por mais de sete horas.

Depois do serviço fúnebre, o corpo de Quirino foi colocado em um caixão e transportado para o cemitério, onde seria sepultado, de forma tradicional, conforme explicou o responsável pela funerária.

Via UOL

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

CURIOSIDADE/LONGEVIDADE > Freira brasileira se torna a mulher mais velha do mundo

A equipe de pesquisados Longevi-Quest confirmou que a religiosa brasileira Inah Canabarro Lucas se estabeleceu como a pessoa mais idosa do planeta, atingindo a idade de 116 anos.

(Imagens cortesia de LongeviQuest/reprodução)

Inah Canabarro Lucas, uma freira e supercentenária brasileira, foi validada pelo Gerontology Research Group como a pessoa viva mais idosa do mundo após o falecimento de Tomiko Itooka em 29 de dezembro de 2024, e a freira mais idosa do mundo desde o falecimento de Lucile Randon em 17 de janeiro de 2023. Ela é fanática pelo Internacional, possuindo diversos itens do clube em sua residência.

Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no dia 8 de junho de 1908, apesar de declarar que seu aniversário é 27 de maio. João Antônio Lucas e Mariana Canarro Lucas eram seus pais. Quando pequena, ela era tão magra que muitos duvidavam que sobreviveria além dos sete anos. Ela é neta do general David Canabarro, uma figura chave na Guerra dos Farrapos.  Em 1923, seu pai perdeu a vida em combate.

Frequentou o colégio interno Santa Teresa de Jesus, localizado em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Em 1928, ela se mudou para Montevidéu, no Uruguai, onde se consagrou como freira. Em 1930, regressou ao Brasil com a missão de lecionar português e matemática numa escola localizada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. No começo da década de 1940, retornou a Santana do Livramento, onde exerceu a profissão de professora.

Foi professora de João Figueiredo, o 30º presidente do Brasil, no jardim de infância do colégio Santa Tereza de Jesus. Em setembro de 1979, durante a visita de João Figueiredo ao Rio Grande do Sul como presidente da República, ambos se reencontraram. Ela o abraçou e revelou ter lhe dado um tapa no rosto quando o persuadia a permanecer na escola.

Imagens cortesia de LongeviQuest.

Fontes: Wikipédia e Guinness World Records

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

CURIOSIDADE: PODA ARTÍSTICA COM CRIATIVIDADE UNE JARDINAGEM E ARTE

 Um vídeo que se tornou viral na internet exibe a ação de um jardineiro que realizou uma poda artística em uma árvore na localidade de Presidente Sarney.

Ele alterou a forma da copa de uma árvore para algo parecido com uma casa com portas e janelas. Esta técnica, quando aplicada com imaginação, converte elementos naturais em autênticas obras de arte vivas.

Presidente Sarney é um município brasileiro do estado do Maranhão.

O território que hoje compõe o município de Presidente Sarney pertencia a um distrito do município de Pinheiro denominado Pimenta do Maranhão ou simplesmente Pimenta.

Em 1994, o distrito de Pimenta foi elevado à categoria de município tendo sua denominação original alterada para Presidente Sarney, enquanto se emancipava do município de Pinheiro.

No ano de 2017, a Assembleia Legislativa do Maranhão autorizou a realização de um referendo para determinar se o nome da cidade deveria retornar ao original de Pimenta do Maranhão ou se continuaria como Presidente Sarney.

Fontes:  Metrópoles e Wikipédia

domingo, 9 de fevereiro de 2025

CURIOSIDADE: Feijão com nome de porco

Por que o feijão-carioca tem esse nome?

Feijão-carioca — Foto: Ibrafe

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), existem mais de 150 variedades de feijões ao redor do globo, apresentando variadas cores, texturas e sabores. No entanto, apenas 40% dessas variedades são aptas para consumo. Os centros de produção mais relevantes estão localizados na Ásia, América do Sul e América do Norte.

Conforme a FAO, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de feijão, sendo um dos países com a maior diversidade do grão.

No Brasil, dentre os diversos tipos e categorias, as variedades mais frequentes são:

1 – Feijão Carioca

2 – Feijão Preto

3 – Feijão Branco

4 – Feijão Fradinho

5 – Feijão Cavalo

6 – Feijão Rajado

7 – Feijão Jalo

8 – Feijão Rosinha

9 – Feijão Bolinha ou Manteiga

10 – Feijão Roxinho

11 – Feijão Mulatinho

12 – Feijão Vermelho

Hoje, exploraremos a história do Feijão Carioca: ao contrário do que muitos acreditam, o feijão Carioca não está ligado ao estado do Rio de Janeiro. Na realidade, o nome se deve à semelhança com uma raça de porco rajada. O grão é chamado de feijão catarino em Portugal.

Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Globo Rural, esclarece que a história teve início quando os cientistas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) acolheram um agricultor do interior de São Paulo que apresentou um plantio inédito.

(Foto:/Reprodução)

"Era um feijão escuro com listras nunca antes observado." Devido à sua semelhança com a raça de porco caipira, também chamada de carioca, o feijão também ganhou esse nome. Então, pegou. Mas não se relaciona com o Rio de Janeiro", elucidou o jornalista em sua participação no CBN Brasil.

Fontes: Revista Exame e Globo Rural

BlogBlogs.Com.Br