sexta-feira, 1 de março de 2024

CURIOSIDADE: AS CABRAS QUE SOBEM EM ÁRVORES NO MARROCOS

FOTO DE ALFREDO CALIZ PANOS PICTURES

As cabras arborícolas do Marrocos ganharam as manchetes nos últimos anos. Muitas vezes descrito como um fenômeno natural exclusivo da nação do norte da África, a escalada dos animais é instintiva até certo ponto: as cabras são atraídas pela fruta de argan e, ágeis como são, escalam para alcançar as guloseimas polpudas.

A partir do início dos anos 2000, alguns fazendeiros começaram a colocar cabras em árvores para ganhar gorjetas de turistas. A fonte de renda diminuiu após a pandemia de coronavírus no início de 2020. Mas depois que o bloqueio do país terminou, no início de 2022, o negócio de exibição de cabras foi retomado.]

'Cabras voadoras'

As cabras empoleiradas nas árvores do Marrocos são “treinadas para fazer isso como um espetáculo”, diz o guia turístico de Marrakech Mohamed Elaamrani. “Elas podem escalar árvores e até montanhas, e são muito boas nisso. Alguns dos meus convidados se referem a elas como “cabras voadoras”. Eles querem vê-los porque não há nada como isso em nenhum outro lugar do mundo”, acrescenta.

Nove rebanhos separados, incluindo o de Benaddi, podem ser vistos adornando árvores ao longo da estrada de cerca de 150 quilômetros da antiga Marrakech a Essaouira, uma cidade brilhante e arejada na costa atlântica que é popular entre os turistas. As cabras geralmente ficam de pé do final da manhã até o meio da tarde, quando o tráfego é mais intenso entre as duas cidades. Os animais nas árvores também podem ser vistos mais ao sul, perto de Agadir, na região de Souss-Massa. 

As cabras no Marrocos escalam apenas um tipo específico de árvore, a Argan Tree, que só pode ser encontrada no meio do Marrocos, nas montanhas do atlas. A árvore produz pequenas flores amareladas, que depois produzem pequenos frutos. A semente da fruta está dentro de uma noz, que é ainda mais envolvida por carne macia e pele externa dura.

A polpa da fruta é o que atrai as cabras para as árvores de argão. Enquanto as criaturas alegremente mantêm todos os cascos firmemente no chão e pastam em frutas baixas, depois de devorarem os produtos de fácil acesso, eles sobem na árvore em busca de mais. A fruta não é consumida pelos seres humanos.

As cabras marroquinas descobriram uma refeição pela qual ambos desfrutam e não precisam competir

Fontes: National Geografic e Tripadvisor

Fotos: Tripadvisor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br