sexta-feira, 11 de novembro de 2022

TECNOLOGIA: Inteligência artificial permite dueto de Paul McCartney e John Lennon em turnê

 Por Pedro Hollanda

O grande atrativo da Got Back Tour, atual excursão de Paul McCartney, tem sido o dueto com John Lennon em “I’ve Got a Feeling”, clássico dos Beatles. Para fazer o parceiro voltar aos palcos mesmo após 42 anos de seu assassinato, Macca contou com o resgate das filmagens do show da banda no terraço do prédio da Apple – cortesia do documentário “The Beatles: Get Back” –, além de tecnologias de inteligência artificial.

O diretor Peter Jackson explicou à revista Variety (via Music Radar) como se deu o processo de colocar Lennon em sincronia com a banda. Para tal, foi preciso literalmente ensinar os computadores sobre o que iriam processar.

“Desenvolvemos um sistema de aprendizado para a máquina. Ensinamos como soa uma guitarra, como soa um baixo, como soa uma voz. Na verdade, ensinamos ao computador como é o som de John e como é o som de Paul.

Então, podemos pegar essas faixas mono e dividir todos os instrumentos – podemos apenas ouvir os vocais, as guitarras. Você vê Ringo tocando bateria ao fundo, mas não ouve a bateria. Isso nos permite remixar de maneira realmente limpa.”

Paul McCartney voltará ao Brasil em fevereiro de 2023 para shows de sua turnê “Got Back”. A informação foi confirmada pelo site Music Non Stop, associado ao portal Uol.

Texto assinado pelo jornalista Jota Wagner aponta que haverá mais de uma performance de Macca no estádio do Morumbi, em São Paulo. O artigo em si cita “três apresentações”, enquanto o subtítulo diz que a produtora “deve confirmar duas datas”.

Via Igor Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br