domingo, 3 de julho de 2016

Superinteressante: Louva-deus fêmea come o macho depois do sexo para ficar mais fértil

A fêmea do louva-deus costuma literalmente comer seu parceiro após o coito.
Casal de Stagmatoptera,http://euamolouvadeus.blogspot.com.br/
Biólogos William Brown, da Universidade de Nova York, e Katherine Barry, da Universidade Macquarie, na Austrália, descobriram que fêmeas que comem os parceiros botam em média 88 ovos - 50 a mais do que as que não comem.
O canibalismo post coitum do louva-deus não é uma regra geral: algo como 72% dos machos escapam vivos. O que Brown e Barry mostraram foi que os machos que viram janta aumentam bastante o número de descendentes - já que deixam mais ovos. Perdem a vida, mas propagam os genes.
Já se sabia que as fêmeas usam o material ejaculado pelo macho para produzir ovos. O que a nova pesquisa mostrou é que, quando o canibalismo ocorre, os ovos são produzidos não apenas com esperma, mas com o corpo inteiro do finado. Por isso a produção aumenta tanto.
A pesquisa foi bem bolada. Os cientistas marcaram as proteínas dos louva-deus machos com uma substância radioativa e depois mediram a radioatividade dos ovos resultantes. Assim puderam provar, sem sombra de dúvida, que boa parte do material do corpo dos mártires sexuais foi parar nos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br