domingo, 10 de abril de 2011

Chá verde e tai chi chuan podem ajudar na prevenção de doenças

(Reprodução/Montagem)
Hábitos orientais como beber chá verde e praticar tai chi chuan já são comuns no Ocidente, e fazem bem à saúde, sobretudo para as mulheres. É o que aponta uma pesquisa liderada por Leslie Shen, pesquisadora nascida em Taiwan e radicada nos EUA, num estudo do Instituto Laura W. Bush de Saúde Feminina, no estado do Texas.
O chá verde é rico numa substância chamada polifenol, que é conhecida pelo seu efeito antioxidante. Dezenas de pesquisas já mostraram que quem consome níveis maiores dos polifenóis do chá verde tende a ter riscos menores de desenvolver doenças cardiovasculares, entre outros males crônicos.
Na pesquisa publicada neste domingo(10), no congresso “Experimental Biology”, nos EUA, Shen e sua equipe estudaram a capacidade do chá verde, em conjunto com o tai chi chuan, de aumentar a força dos ossos em mulheres que já fizeram a menopausa.
O estudo foi feito com 171 mulheres nesta fase da vida (idade média de 57 anos), com ossos fracos, mas sem osteoporose propriamente dita. Elas foram divididas em quatro grupos.
O primeiro tomou apenas uma pílula de amido, que é um placebo – termo usado para descrever uma medicação que não tem efeito químico, mas pode agir psicologicamente; o segundo recebeu 500 miligrama por dia de polifenóis de chá verde (equivalente a entre quatro e seis xícaras); o terceiro tomou pílulas de amido e fez tai chi chuan; o quarto recebeu os polifenóis e praticou tai chi chuan. A pesquisa durou seis meses, nos quais elas fizeram exames de sangue, urina e força muscular.
Os resultados mostraram que, em três meses, a substância presente no chá verde já apontava melhoras na saúde dos ossos. Com o tai chi chuan, os mesmos efeitos foram apresentados depois de seis meses. A força muscular também apresentou melhora em seis meses, em ambos os casos.
Ainda mais importante, segundo a pesquisadora, é o fato de que o chá verde e o tai chi chuan, juntos, reduziram o nível de oxidação. Isso diminui o risco do desenvolvimento não só da osteoporose, mas das doenças inflamatórias como um todo.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br