sábado, 25 de setembro de 2010

Pesquisadores desenvolvem superbatata na Índia

(Reprodução)
Cientistas do National Institute of Plant Genome Research, em Nova Déli, na Índia, desenvolveram uma batata com mais de 60% de proteína, a cada grama, que o produto orgânico e níveis de aminoácidos essenciais aumentados.
O tubérculo, geneticamente modificado, foi criado a partir de um gene do amaranto, planta produzida em regiões de clima tropical e temperado como o país indiano.
É o cereal, na verdade, que confere índices protéicos elevados à superbatata.
O amaranto albumina 1 é responsável pela alta concentração dessa substância em plantas e sementes.
Subhra Chakraborty, pesquisadora que conduziu a pesquisa, e o grupo de cientistas, inseriram o gene em sete variedades de batatas e observaram os efeitos dos tipos transgênicos por dois anos.
O resultado foi a elevação de 3 gramas de proteína (valor contido em uma batata média comum) para 4,8 gramas, cerca de 10% do consumo diário recomendado.
De acordo com a pesquisa, a batata é parte importante da dieta da população mundial em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Mais de um bilhão de pessoas consomem o produto diariamente.
O dado impulsiona o progresso dos estudos na variedade transgênica, devido o valor nutritivo e os benefícios que pode oferecer a saúde.
As variedades foram testadas em plantações e inseridas na alimentação de animais e, segundo os responsáveis, não foram observadas reações adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br