sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MPB celebra o centenário de Adoniran Barbosa

(Reprodução)

O nome de batismo de Adoniran Barbosa era João Rubinato, nascido em Valinhos, no interior de São Paulo, no dia 6 de agosto de 1910.

Por achar que seu nome não combinava com o samba, em 1935, ele pegou emprestado o nome de um amigo paulista, acrescentou o sobrenome de outro amigo, carioca, e se tornou conhecido em todo o país.
Filho de imigrantes, Adoniran inventou o samba paulistano ao misturar, sem perder o ritmo, os sotaques italiano e paulista, típico do bairro do Bixiga, na capital, para produzir uma das mais originais obras da música popular brasileiro.

A música “Tiro ao Álvaro”, gravada por Elis Regina, é um exemplo dessa fusão.

Ouça:

Criou grandes sucessos – “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto” e “Iracema” -, e o maior deles foi a música ‘Trem das Onze’, gravada, entre outros, pelo conjunto Demônios da Garoa.

Ouça:

O cantor e compositor fez muitas coisas na vida – entre elas, foi metalúrgico e ferroviário –, e começou sua carreira cantando no rádio, em programas de calouros.
Boêmio, cronista da vida paulistana, marido da Matilde, uma mulher tolerante com o marido que gostava de uma farra, Adoniran Barbosa ficou famoso graças à voz de alguns maiores cantores do país.

Morreu quase esquecido, aos 72 anos, na sua casa em São Paulo, no dia 23 de novembro de 1982, vítima de uma parada cardíaca.
Assista ao vídeo:

Do G1

Clique no link e baixe o CD:

Demonios Da Garoa-Trem Das 11 (1976).rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br