terça-feira, 17 de agosto de 2010

Beatles comemoram 50 anos nesta terça-feira (17)

(Reprodução/Divulgação)

Os Beatles em Hamburgo com sua primeira formação

Os Beatles completam 50 anos nesta terça-feira (17).
A celebração tem uma explicação: nesse dia, em 1960, o grupo fez seu primeiro show com este nome, em um obscuro clube em Hamburgo, na Alemanha, o Indra.
Na verdade, a semente do que veio a se tornar a maior banda de rock de todos os tempos já existia desde 1957, quando Paul McCartney foi convidado a entrar em uma pequena banda de Liverpool, a The Quarrymen.
Lennon e McCartney tocavam guitarras.
O segundo, por sua vez, trouxe um amigo mais novo e também guitarrista, George Harrison, que entrou para o time algum tempo depois.
O baixista veio na mesma base: Stu Sutcliffe, colega de Lennon.
Os bateristas variavam de show para show.
A banda foi nomeada por causa do colégio onde Lennon estudava e a iniciou, a Quarry Bank High School.
Em 1960, quando a escola já havia virado passado, surgiu a ideia de partir para um novo nome.
Beatles acabou vencendo, depois de algum tempo, sendo a mistura de beetles (besouros) com beat music (música com batida, dançante).
O show também teve outro momento histórico: a entrada de um baterista fixo na banda. No dia 12 de agosto, Pete Best assumiu a vaga, após ter tocado informalmente com John, Paul, George e Stu no clube de sua mãe, o Casbah.
Esse show em Hamburgo deu início a várias semanas de trabalho para a banda, que cresceu muito e se tornou bastante respeitada naquela cidade portuária e barra pesada, na qual discussões e brigas violentas nas plateias eram fatos corriqueiros.
Do R7

Um comentário:

  1. Olá, João.
    Isso já faz muito tempo, mas parece que foi ontem (frase batida, mas não tem outra melhor). As músicas dos Beatles continuam atuais. Pela qualidade que possuem, dá pra ouvir com e sem saudosismo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br