sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caçador de tesouros inglês encontra mais de 52 mil moedas romanas

(Reprodução)

Um caçador de tesouros achou cerca de 52.500 moedas romanas, uma das maiores descobertas arqueológicas na Inglaterra, confirmaram autoridades na quinta-feira (8).
O tesouro, avaliado em US$ 5 milhões (R$ 9,4 milhões), inclui milhares de moedas com a imagem do imperador Marcus Aurelius Carausius, que tomou o poder na Grã-Bretanha e no norte da França no final do século III e proclamou-se imperador.
Dave Crisp, um caçador de tesouros usando um detector de metais, localizou as moedas em abril num campo no sudeste da Inglaterra, de acordo com o conselho do Condado de Somerset e o Portabel Antiquities Scheme, departamento do British Museum que lida com descobertas arqueológicas.
As moedas estavam enterradas num grande vaso numa profundidade de apenas 30 centímetros e pesava cerca de 160 quilos. (foto acima)
(Reprodução)

Segundo Crisp, um estranho sinal no detector de metal que usava o fez começar a cavar no local.
Coloquei minha mão e tirei um pedaço de barro junto com uma pequena moeda romana de bronze, tão pequena quanto a minha unha”, disse Crisp em entrevista à rede britânica BBC.
Ele retirou cerca de 20 moedas até perceber que elas estavam em um grande jarro e que precisaria da ajuda de um especialista.
O tesouro é um dos maiores já encontrados no país, e vai revelar mais sobre a história inglesa no século III, disse Roger Bland, do British Museum.
A descoberta inclui mais de 760 moedas do reinado do imperador romano, que reinou de 286 d.C. até 293 d.C, quando foi assassinado.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br