quinta-feira, 15 de abril de 2010

Farmácia Popular já conta com remédio contra gripe A

O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, começa a oferecer nesta quinta-feira(15), gratuitamente, o fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
De acordo com a pasta, as 530 unidades próprias espalhadas pelo País estão abastecidas com o medicamento e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe.
No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população.
Para retirar o remédio, o paciente deve apresentar a identidade e a prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada.
A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade do Farmácia Popular.
A entrega do oseltamivir para a rede do programa ficará sob responsabilidade do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O laboratório enviará ao ministério relatórios quinzenais sobre a demanda em cada uma das unidades próprias.
A intenção é monitorar a procura pelo remédio e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais.
O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de gripe.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.
O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez.
Leia a íntegra da notícia
No UOL/Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br