quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Médicos belgas inventam berço que evita regurgitação em bebês

(Foto: Reprodução)

Bebê fica em um ângulo de 40 ou 50 graus

O departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas, na Bélgica, desenvolveu um berço capaz de evitar a regurgitação, um problema estomacal que afeta um entre cada cinco bebês e pode causar irritação no esôfago.
A técnica, descrita na última edição da revista especializada Archives of Disease in Childhood, do British Medical Journal, consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e inclinada em um ângulo de 40 ou 50 graus.
(Foto: Reprodução)

Colchão é mais espesso na parte inferior, para apoiar os pés do bebê.

Depois de uma semana utilizando o novo berço, 75% deles reduziu o índice de refluxo – porcentagem de tempo em que se observa ácido no esôfago da criança, calculado pela medição do pH nesse órgão – para 10,1% em média em relação aos 18,6% iniciais.

Para evitar que o bebê escorregue na cama, o colchão é mais espesso na parte inferior, formando um degrau de apoio para os pés.
A criança é posicionada dentro de uma espécie de cadeirinha de tecido acoplada à capa que reveste o colchão e envolvida por um saco de dormir, o que impede qualquer movimento.
Na Bélgica o invento pode ser alugado em algumas farmácias por diárias de 1,75 euros por dia (cerca de R$ 4,60).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br