Além disso, eles têm alta quantidade de proteína, vitaminas, sais e fibras, que ajudam bastante a digestão dos alimentos.
Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) descobriram que alguns cogumelos da Amazônia são comestíveis.
(Foto: Reprodução)
A certeza de que não são venenosos vem dos estudos feitos em laboratório.
Os pesquisadores coletam pequenas amostras dos fungos que eles encontram na mata.
Os cogumelos são encontrados bem na beira do barranco.
Parece fácil, mas o trabalho de pesquisa está só começando.
"Ainda não conhecemos muito do que temos na Amazônia", ressalta a bióloga do Inpa Noemia Kazue Ishikawa. "É muito difícil assumir que é uma espécie comestível sem fazer teste, porque existem algumas espécies venenosas, e é um tipo de veneno muito difícil de tratar. Esse é comestível. Vale a pena estudar. Eles são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica que está no chão", explica o ecólogo do Inpa Ricardo Braga Neto.
Pouca gente sabe da importância dos cogumelos para manter a floresta saudável e com uma variedade tão grande de espécies.
O solo da Amazônia é muito pobre.
Por isso, precisa de uma espécie de adubo natural.
Quem transforma árvores, galhos e folhas que caíram em nutrientes são os fungos.
Não dá para vê-los a olho nu.
Só podemos afirmar que os fungos estão no solo por causa do fruto deles: o cogumelo.
"Para o cogumelo fazer parte da mesa dos brasileiros é preciso vencer os desafios da produção, ou seja, passar a condição da floresta para o laboratório, para conseguirmos cultivar esses cogumelos como hoje são cultivados o champignon, o shitake e outros", diz Noemia Kazue Ishikawa.
É para as estufas que os pesquisadores levam as amostras de cogumelos que encontram na floresta.
Descobrir a temperatura ideal era o que faltava para o que eles chamam de domesticação do fungo.
Só assim foi possível reproduzi-lo em laboratório.
E como eles gostam de calor e de chuva, a floresta é o ambiente ideal para que eles cresçam e apareçam.
Noemia prepara um refogado com um pouco de alho e cebolinha. "Além de gostosos, os cogumelos têm uma alta quantidade de proteína e baixo índice de lipídio. Além disso, têm outras substâncias que baixam a absorção do colesterol pelo organismo. São indicados para quem tem colesterol alto. E também têm vitaminas, sais e fibras, que ajudam bastante a digestão dos alimentos", explica a bióloga. "Eu sempre falo que é um segredo da Amazônia. As pessoas passam e não sabem que está ali", diz Noemia.
Veja no vídeo abaixo, a reportagem de DANIELA ASSAYAG sobre sabores da amazônia, exibida na sexta-feira 12 de junho de 2009 no programa Globo Repórter, da Rede Globo:
Via Globo Repórter - Globo.com






Nenhum comentário:
Postar um comentário