Segundo site especializado, código "15" usado em mensagem representa a peça acusada de responsável pela queda do AF447.
Segundo a Wikipédia, Tubo de Pitot é um instrumento de medida de pressão utilizado para medir a velocidade de fluidos, e mais concretamente a velocidade dos aviões.
Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.
A decifração das últimas mensagens do Acars (sistema de mensagens via satélite) enviadas pelo voo AF447 para a Air France indica um problema nos tubos de Pitot, segundo o site especializado Eurocockpit.
O conteúdo da mensagem FLR 34111506EFCS (destacada na imagem), enviada às 2h10 da madrugada, hora de Greenwich (23h10 de Brasília), quatro minutos antes do fim das transmissões e da provável queda do avião, significa o seguinte, segundo o site:
FLR: Fault report (comunicação de falha)
34: código para informação sobre navegação
11: código para informação sobre sensores, fornecimento de energia e interruptores
15: código para os sensores Pitot
06: indica que o avião estava em voo de cruzeiro
EFCS: Electronic Flight Control System (sistema de controle eletrônico de voo)
O site insinua que o BEA, mesmo sabendo desde o primeiro momento do problema dos sensores Pitot, inicialmente aventou outras hipóteses para a imprensa, desviando a atenção de um detalhe técnico que poderia ser incômodo para a Airbus – haja vista incidentes semelhantes com essas peças, relatados em meses anteriores. "Algumas horas depois do acidente, o BEA, a Airbus e a Air France tinham compreendido bem o conteúdo das mensagens, e seu significado. Sabiam que se tratava – de novo – de um problema nos tubos de Pitot", afirma o texto.
Via: Revista ÉPOCA







Nenhum comentário:
Postar um comentário