sexta-feira, 29 de maio de 2009

UFRJ apresenta protótipo de trem de levitação magnética

Projeto prevê primeiro trajeto dentro da universidade.

Trem tem capacidade para 28 pessoas e andará a 30 km/h.

(Foto: Reprodução/Divulgação / INT)

O design do novo trem de levitação magnética está sendo elaborado pela área de desenho industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT).
O Instituto de pós-graduação e pesquisa em engenharia da UFRJ (Coope) divulgou nesta sexta (29) imagens do protótipo de um novo trem de levitação magnética - o maglev Cobra.
O design está sendo elaborado pela área de desenho industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
O projeto piloto do veículo é gerenciado pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe e prevê sua instalação em um percurso de 130 metros ligando o antigo e o novo prédio da Coope.
Segundo a UFRJ, o governo do Estado do Rio estuda usar o trem também para ligar o Aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ao Santos Dumont, no Centro do Rio.
Segundo a UFRJ, o prazo para a conclusão do protótipo é março de 2010, quando ele será levado para os primeiros testes na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
A fase seguinte será a ampliação do trajeto dentro da universidade para quatro quilômetros.
Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e metrô já estabelecidos, aproveitando o espaço entre trilhos.
Alguns países como China e Coréia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades.
A tecnologia que está sendo desenvolvida para o maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
De acordo com a UFRJ, o maglev é impulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores.
O veículo terá capacidade total para 28 pessoas e flutuará a uma velocidade máxima de 30 km/h.
A carroceria do protótipo será desenvolvida pelos laboratórios de Ergonomia e de Prototipagem Rápida do INT, com a participação de engenheiros especialmente contratados para o projeto, que terá cerca de R$ 500 mil da
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br