domingo, 26 de janeiro de 2025

MEIO AMBIENTE: FILTRO PARA RETER LIXO URBANO

Em Kwinana, na Austrália, estão sendo realizados testes para reduzir as descargas de resíduos dos sistemas de drenagem.

(Foto:Reprodução)

Foram colocadas redes nas saídas dos tubos que retêm resíduos, evitando que eles escapem do tubo e atinjam rios e oceanos.

(Foto: Reprodução)

O objetivo é evitar que detritos sólidos de tamanho médio, provenientes de áreas residenciais e levados pelas águas pluviais, possam contaminar a área natural.

(Foto: Reprodução)
Em um período de cinco meses, as duas redes receberam três limpezas. Um total de 370 kg de resíduos foi coletado, a maioria deles composta por embalagens de alimentos, garrafas, areia e galhos de árvores. Os resíduos coletados por caminhões são encaminhados para uma central de triagem, que também processa os biodegradáveis, convertendo-os em adubo.

Fonte: Via Sinsprn/notícias

sábado, 25 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE ODONTOLÓGICA: A ÁRVORE DA DOR, DO NEPAL

Você sabia que na capital do Nepal, Katmandu, há uma famosa "Árvore da Dor de Dente", chamada pelos katmanduítas de Bangemudha

Convertido em um santuário dedicado à deusa Vaisha Dev, protetora da dor de dente, a área é um tronco antigo onde as pessoas depositam moedas de rúpia para aliviar suas dores de dente.

A principal atração turística da capital do Nepal localiza-se numa rua estreita, situada entre o Thamel, um bairro animado e ponto de encontro para viajantes e mochileiros, e a histórica Praça Kathmandu Durbar (Palácio Real) na região conhecida como cidade velha.

Foto: Wikipédia (Reprodução)

Quem não está familiarizado com o local jamais pensaria que se trata de uma árvore, já que o tronco está completamente coberto de rúpias nepalesas, que têm o valor de R$ 0,042 cada uma. A idade do templo é desconhecida.

Embora exista um templo tradicional ao lado do tronco de madeira, os residentes de Cabul acreditam que o lar da deusa Vaisha Dev se encontra realmente no que sobrou da árvore da dor de dente. Portanto, mesmo visitando o dentista com frequência, optam por visitar o local para amenizar a dimensão espiritual da dor.

Existe até uma lenda que afirma que há um pequeno ídolo de ouro escondido no fundo do orifício principal do tronco sagrado, mas sua observação é impossível devido às moedas pregadas que obstruem a visão.

No entanto, de acordo com o site The Earth Stories Collection, o ídolo em questão foi furtado há bastante tempo, embora isso não tenha impactado a popularidade do local ou a crença dos fiéis.

Apesar da árvore da dor de dente ainda atrair multidões em busca de alívio para uma das experiências mais desagradáveis e perturbadoras que uma pessoa pode enfrentar, recentemente uma nova peregrinação tem se juntado aos devotos: a dos dentistas em busca de lucros.

Estes dentistas foram se introduzindo gradualmente no mercado, inicialmente focados apenas nos casos onde as preces não surtiram efeito, mas atualmente abriram dezenas de clínicas odontológicas ao redor do santuário. São tantas que, atualmente, o local sagrado é conhecido na cidade como Distrito Odontológico.

É indiscutível que a odontologia contemporânea alcançou progressos significativos em áreas como implantes dentários, tratamentos digitais, impressão 3D, lasers, Inteligência Artificial e outras. No entanto, as pessoas sempre buscarão a intervenção divina para resolver seus problemas.

Fonte: Oddity Central via Mega Curioso

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE: O GLOGO TERRESTRE DE LEONARDO DA VINCI

O primeiro globo terrestre a incluir uma porção da América foi produzido na Itália em 1504. O item é tão minúsculo que se encaixa na palma da mão. 

De acordo com os peritos, a peça foi feita a partir das partes mais arredondadas de dois ovos de avestruz. O globo, além de abranger uma parte do continente americano, também exibe de forma parcial a Europa, Ásia e África, até o meridiano de Tordesilhas.  No passado, o Hunt-Lenox Globe, um pequeno globo de cobre produzido em 2010, era visto como o artefato mais antigo a representar a América.

Ao retratar o recém-descoberto Novo Mundo, a obra utiliza os termos "TERRA DO BRASIL", "MUNDO NOVO" e "TERRA SAGRADA CRVCIS". De acordo com o colecionador belga Stefaan Missinne, o objeto pertence ao seu acervo.

Missinne declara que descobriu o globo em 2012, quando foi abordada pelo comprador do item (que se mantém anônimo). Desde então, o colecionador recorreu a mais de 100 especialistas para descobrir a procedência do objeto. Depois de descobrir na Biblioteca Britânica uma representação do mesmo globo atribuída a Leonardo da Vinci, ele chegou à conclusão de que o desenho era de fato de Leonardo da Vinci.

Contudo, os especialistas, como John W., questionam a conclusão de Missinne. Hessler, do Departamento de Biblioteca do Congresso. Hessler suspeita que Missinne seja a proprietária desconhecida do globo, o que suscita dúvidas sobre conflito de interesses em sua investigação. Chet Van Duzer, da Biblioteca John Carter Brown, nos EUA, também acredita que as provas que vinculam o globo a Leonardo da Vinci são frágeis.

Fontes Washington Post, Clarín e Open Culture via Canal History

Imagens: Wikimedia Commons e The Washington Map Society/The Washington Map Society/Reprodução

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE: RARIDADE BÉLICA

A bicicleta militar do começo do século XX, com rodas de cais, é uma demonstração fascinante da inovação no design de equipamentos militares daquele período.

(Foto: Reprodução)

 Este modelo, datado de 1900, empregava um sistema de molas nas rodas para aprimorar a habilidade de se locomover em terrenos irregulares e acidentados. Essas bicicletas eram particularmente benéficas para as forças armadas, pois possibilitavam aos soldados o transporte ágil de mensagens e suprimentos através de campos de batalha e terrenos acidentados.

Fonte: Via Só Relíquias...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

CURIOSIDADES SOBRE O CAMELO

 Você sabia que o camelo consome tanto água doce quanto salgada?

Ele pode até beber água do Mar Morto sem ter nenhum problema. Isso ocorre porque os rins do camelo filtram a água, separando-a do sal e tornando-a doce o suficiente para ser consumida.

O camelo consome espinhos, mas não causa danos ao seu estômago ou intestinos, pois a sua saliva os dissolve como ácido.

Um camelo também pode mudar sua temperatura corporal: se estiver frio sua temperatura aumenta, se estiver quente no deserto sua temperatura corporal diminui. 

(Foto:Reprodução Facebook)

O camelo possui duas pálpebras: uma é delgada e clara, enquanto a outra é robusta e cheia de pelos. Quando uma tempestade de areia se inicia no deserto, fecha a pálpebra transparente para prevenir a entrada de areia nos seus olhos.

Fonte: Curiosidades do mundo via Facebook

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE: AMOR AOS ANIMAIS

                               
(Foto: Reprodução)
Foto de Istambul, na Turquia, obtida na internet, retrata uma cena que se repete todas as tardes: ao encerrar seu pequeno empreendimento, o proprietário, um indivíduo generoso, fornece alimento e água para os cães desabrigados que vivem nas ruas da sua cidade.

Uma leitora do post comenta que, ao visitar Istambul, pôde presenciar esse belo gesto. Existe um abrigo para gatos, um veterinário para tratá-los, os filhotes dormindo sobre tapetes, entre outras coisas.

Fonte: Curiosidades da terra

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

AVANÇO TECNOLÓGICO > METRO DE PARÍS GERA ENERGIA EÓLICA

(Foto:Reprodução)

O Metrô de Paris está produzindo energia sustentável (2200 watts/dia) através de catracas fornecidas pela Iberdrola, equipadas com turbinas eólicas. Cada rotação da catraca gera 0,2 W, e com a passagem de 1,5 bilhões de passageiros anualmente, é possível gerar 136 MW/ano, o que contribui para a redução de 30.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Durante o Dia Europeu do Vento, a Iberdrola, empresa geradora e fornecedora de energia sustentável, uniu forças com uma faculdade de engenharia para desenvolver catracas de metrô capazes de gerar energia a cada passagem de um usuário.

(Foto:Reprodução)

As turbinas foram montadas no centro do metrô de Paris, em Miromesnil, nos dias 15 e 16 de junho de 2023. Através dessa tecnologia surpreendente e pioneira, a Iberdrola almeja demonstrar a um amplo público que há diversas oportunidades para descobrir fontes de energia limpa disponíveis em nosso entorno.

Um esforço conjunto idealizado pela Weber Shandwick Paris para a Iberdrola, que inclui a colaboração de diversos estudantes da Junia School of Engineering, responsáveis pela criação do protótipo.

Uma turbina eólica foi usada para substituir o tradicional torno pás, com o objetivo de demonstrar a energia renovável e o papel do dispositivo como gerador de energia limpa.

Fonte: Transtrilhos.com

sábado, 18 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE ODONTOLÓGICA > DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA

 
(Foto: Reprodução Facebook)

Esta é uma reprodução de uma prótese original de dois dentes etruscos, datada de aproximadamente 2.000 anos, descoberta em uma tumba na Etrúria/Itália.

Os etruscos, habitantes da Etrúria (entre a Úmbria e Toscana, Itália), foram os pioneiros na fabricação de dentaduras e dentes artificiais, por volta de 700 a.C. Apenas indivíduos de alta renda poderiam arcar com esse tratamento. Não existiam dentistas especializados, portanto, a especialidade de odontologia era responsabilidade do médico.

Fonte: Facebook

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE: A TORRE DAS CABRAS

David Johnson, um norte americano da cidade de Findlay, no estado de Illinois (EUA), construiu uma torre de quase 10 metros de altura e cerca de 2,1 metros de diâmetro, que permite que as cabras da fazenda subam até o topo.

A "torre das cabras" foi construída com cerca de 5 mil tijolos feitos à mão, cada um com diferente tamanho e forma. A torre tem 276 degraus, formando uma escada espiral, o que permite que as cabras subam e desçam com facilidade. Tem seis andares, com três aberturas em cada lado.

Foto: Farm show > Torre de cabras / Paarl áfrica do sul (Reprodução)

Johnson teve a ideia de construir a edificação após ver em uma revista uma foto de uma torre localizada na África.

Fonte: Farm Show via G1

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

CURIOSIDADES DA NATUREZA: PATOS NADAM EM FILA

Certamente, você já notou que muitos animais voadores e nadadores têm a capacidade de poupar energia e aprimorar sua capacidade de locomoção ao viajarem em grupos altamente estruturados.

Observe esta foto de uma sequência de patinhos nadando em direção à mãe: 

Figura 1.( a ) Um ganso do Canadá com gansinhos nadando em uma formação de fila única, Rio Cherwell, Oxford, Reino Unido. Os painéis ( b ), ( c ) e ( d ) mostram um esboço de um patinho bidimensional em uma superfície de água livre: ( b ) estacionário em água calma; ( c , d ) nadando em ondas com o mesmo comprimento de onda, mas com fases diferentes. As curvas verdes denotam a superfície da água. As curvas azuis denotam a pressão nas superfícies do corpo imerso dos patinhos e as setas denotam a direção da força.

Uma pesquisa divulgada no Journal of Fluid Mechanics por pesquisadores da University of Strathclyde, no Reino Unido, e da Jiangsu University of Science and Technology, na China, validam cientificamente essa prática.

Os cientistas notaram que as ondas produzidas pela mãe ao nadar se chocam com as do patinho que está logo atrás dela, interrompendo assim o arrasto ao qual seria submetido, possibilitando que se mova para frente. Isso resulta em um ganho coletivo. Este 'esforço materno' é válido para todos os patos na fila, pois o movimento da fila é constante.

A descoberta tem potencial para impulsionar pesquisas na fabricação de navios. Os humanos costumam se inspirar no comportamento animal para criar suas próprias tecnologias. Por exemplo, o voo dos morcegos foi extensivamente pesquisado para a criação de drones. Da mesma forma, os olhos das abelhas serviram de inspiração para os engenheiros criarem tecnologias de imagem tridimensional usadas em veículos autônomos. Há até materiais inspirados na habilidade do polvo de se camuflar.

Neste estudo em particular, os autores sugerem que, possivelmente, as razões físicas que tornam a natação em linha tão vantajosa poderiam ser empregadas na construção de navios cargueiros, aptos a transportar cargas maiores sem a demanda de um maior consumo de combustível.

Fonte: (Cambridge) via UOL.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE TECNOLÓGICA: PARECE UM RÁDIO...MAS NÃO É.

O Rádio POR CABO da marca Tesla, cuja sigla representa TEchnika SLAboproudá e não está relacionado ao inventor Nikola Tesla, não contém válvulas e tecnicamente não pode ser classificado como rádio, embora possua um design que é atemporal e impressionante. Produzido pela empresa estatal da antiga Tchecoslováquia na década de 1950 para satisfazer a necessidade da população por notícias e entretenimento, esse dispositivo não possui os elementos encontrados em rádios receptores tradicionais; na verdade, é essencialmente um alto-falante conectado a um cabo telefônico.

O projeto deste rádio merece destaque especial, pois naquele país havia um interessante centro de design streamlined voltado para eletrodomésticos e itens em baquelite durante a década de 50. 

Um dos modelos mais célebres dessa época é o rádio Tesla 308U, criado por Igor Didov em 1953. 

Embora este modelo Tesla não seja tão famoso, ele se revela ainda mais audacioso e intrigante, fabricado em baquelite e apresentando apenas um único botão para controlar o volume, com 12 níveis diferentes. Sem dúvida, é um dos modelos de rádio mais peculiares.

Assemelha-se a um espelho retrovisor de automóveis.

Créditos: Andreas Triantafyllou

BlogBlogs.Com.Br