domingo, 9 de fevereiro de 2025

CURIOSIDADE: Feijão com nome de porco

Por que o feijão-carioca tem esse nome?

Feijão-carioca — Foto: Ibrafe

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), existem mais de 150 variedades de feijões ao redor do globo, apresentando variadas cores, texturas e sabores. No entanto, apenas 40% dessas variedades são aptas para consumo. Os centros de produção mais relevantes estão localizados na Ásia, América do Sul e América do Norte.

Conforme a FAO, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de feijão, sendo um dos países com a maior diversidade do grão.

No Brasil, dentre os diversos tipos e categorias, as variedades mais frequentes são:

1 – Feijão Carioca

2 – Feijão Preto

3 – Feijão Branco

4 – Feijão Fradinho

5 – Feijão Cavalo

6 – Feijão Rajado

7 – Feijão Jalo

8 – Feijão Rosinha

9 – Feijão Bolinha ou Manteiga

10 – Feijão Roxinho

11 – Feijão Mulatinho

12 – Feijão Vermelho

Hoje, exploraremos a história do Feijão Carioca: ao contrário do que muitos acreditam, o feijão Carioca não está ligado ao estado do Rio de Janeiro. Na realidade, o nome se deve à semelhança com uma raça de porco rajada. O grão é chamado de feijão catarino em Portugal.

Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Globo Rural, esclarece que a história teve início quando os cientistas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) acolheram um agricultor do interior de São Paulo que apresentou um plantio inédito.

(Foto:/Reprodução)

"Era um feijão escuro com listras nunca antes observado." Devido à sua semelhança com a raça de porco caipira, também chamada de carioca, o feijão também ganhou esse nome. Então, pegou. Mas não se relaciona com o Rio de Janeiro", elucidou o jornalista em sua participação no CBN Brasil.

Fontes: Revista Exame e Globo Rural

BlogBlogs.Com.Br