Macapá será palco, no próximo final de semana, de um feito histórico inusitado.
A quebra de um recorde mundial que vai colocar o Estado do Amapá no foco da mídia internacional.
Dona Aida Gemaque Mendes, a “Vó Iaiá”, como é chamada pela família e entre amigos, com numerosa prole e na longevidade dos seus cem anos de existência, irá saltar de paraquedas pela primeira vez na vida.
O feito deverá fazer com que seu nome seja inserido no Guinness Book, (O livro dos recordes) como a mulher mais velha do mundo a saltar de paraquedas.
No Brasil esse título pertencia à dona Encarnação Olivas, que em 1992, aos 82 anos fez um salto histórico no aeroporto de Marília (SP).
“Vó Iaiá” disse, nesta quarta-feira(16) durante entrevista ao Diário do Amapá concedida no aeroporto internacional de Macapá - onde ela recebia instruções de vôo - que a ideia de realizar a façanha partiu do neto, Josivaldo dos Santos.
“Vó Iaiá”, que é natural de Chaves (PA) onde desde seus primeiros anos trabalhou na roça e no riscado da seringueira para extrair o leite que se transforma em látex, está no Amapá há mais de cinquenta anos.
Um dos prazeres de “Vó Iaiá”, em realizar essa proeza, “é sentir o vento bater em seu rosto. Quero olhar lá de cima a cidade, as pessoas, sentir o que os pássaros sentem, essa sensação de liberdade", resumiu ela em poucas palavras.
Ela pretende, ainda, aprender a andar de bicicleta, coisa que nunca fez na vida.
Cláudio Cavalcanti, membro do Clube de Paraquedismo do Amapá, informou que Dona Aida Gemaque vem submetendo-se a uma série de exames para avaliação médica de seu estado de saúde, físico e mental.
Ela terá um acompanhamento médico permanente antes e depois do salto.
Segundo Cláudio Cavalcanti o salto será a uma altitude entre 3 e 4 mil pés.
O salto será na modalidade Tandem ou salto duplo.
Dona Aida ficará presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor de vôo que fará todas as manobras.
Já ficou definido que o instrutor do salto será o paraquedista PG que tem mais de 6,5 mil saltos.
O salto histórico deveria ocorrer na tarde desta quinta-feira, 17, mas como várias autoridades que participariam da solenidade estão fora da capital como o governador em exercício Pedro Paulo Dias de Carvalho, o evento foi transferido para as 10 h desta sábado(19), no Aeroporto Internacional de Macapá.
A cerimônia que antecipará o salto da “Vó Iaiá” será prestigiado também por seus colegas do coral da vice-governadoria e da paróquia de Nazaré onde ela canta.
Atualizado em 18/12/2009 às 17h
Fonte: Diário do Amapá (AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário