O site da World Digital Library, que reúne preciosidades de cerca de 20 (por enquanto) países de todo o mundo, está no ar.
O lançamento oficial é hoje(21), na sede da Unesco em Paris.
(Foto: Reprodução)
Uma gravura japonesa ("Peônia e Canárias"), do século XIX, parte da série "Pequenas Flores", de Hokusai Katsushika (1760-1849).
São manuscritos e fotos de peças raras que podem datar de 8 mil anos a.C. aos dias de hoje.
Na página inicial do site, um grande mapa mundial aponta a quantidade de peças disponíveis em cada região.
Na América Latina e no Caribe, são 320 itens, sendo que 142 do Brasil.
A região só perde para a Europa, com 380 itens.
A Biblioteca do Congresso, de Washington D.C., é a principal das 32 instituições participantes e põe à disposição dos internautas muitas imagens de outras regiões do mundo.
A própria BN também surge como disponibilizadora de 17 itens para a Europa.
Imagem de mulheres judias na Tunísia, no século XIX, da Coletânea de Frank G. Carpenter (1855-1924) e sua filha Frances, pertencente à Biblioteca do Congresso.
O site oferece imagens em alta definição e permite seu uso livre.
Em cada uma delas, há links para sites de relacionamento como Twitter, Facebook, MySpace ou ainda Google etc.
Quem lida com imagens - como jornalistas que precisam ilustrar as matérias que escrevem - trata-se uma fonte de referência.
Para pesquisadores, idem.
Há livros, ainda, cujas páginas podem ser consultadas separadamente ou em PDF. Por exemplo, está online a segunda edição de Augsburg das "Fábulas" de Esopo, datada de 1479, em alemão: no site, podem ser consultadas (e lidas) as suas 379 páginas, com 208 xilografias talhadas no estilo da região.
No link, pode-se ver o vídeo gravado com um curador da Biblioteca do Congresso falando da obra - se o audio falhar, é possível ler o texto ali mesmo na íntegra. Tudo em português, língua que, por influência da Biblioteca Nacional brasileira, ativa participante do projeto, foi incluída como oficial.
Jack Roosevelt Robinson, mais conhecido como Jackie Robinson, o primeiro jogador afro-americano da liga principal de beisebol.
Do Brasil, a Biblioteca Nacional disponibilizou mapas antigos, que vão dos séculos XVI a XVIII, além de 42 álbuns da coleção Thereza Christina Maria, doada à instituição por D. Pedro II.
Dica do PROSAon line via Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário