terça-feira, 21 de abril de 2009

Unesco lança hoje site da Biblioteca Digital Mundial

O site da World Digital Library, que reúne preciosidades de cerca de 20 (por enquanto) países de todo o mundo, está no ar.

O lançamento oficial é hoje(21), na sede da Unesco em Paris.

(Foto: Reprodução)

Uma gravura japonesa ("Peônia e Canárias"), do século XIX, parte da série "Pequenas Flores", de Hokusai Katsushika (1760-1849).

São manuscritos e fotos de peças raras que podem datar de 8 mil anos a.C. aos dias de hoje.

Na página inicial do site, um grande mapa mundial aponta a quantidade de peças disponíveis em cada região.

Na América Latina e no Caribe, são 320 itens, sendo que 142 do Brasil.

A região só perde para a Europa, com 380 itens.

A Biblioteca do Congresso, de Washington D.C., é a principal das 32 instituições participantes e põe à disposição dos internautas muitas imagens de outras regiões do mundo.

A própria BN também surge como disponibilizadora de 17 itens para a Europa.

(Foto: Reprodução)

Imagem de mulheres judias na Tunísia, no século XIX, da Coletânea de Frank G. Carpenter (1855-1924) e sua filha Frances, pertencente à Biblioteca do Congresso.

O site oferece imagens em alta definição e permite seu uso livre.

Em cada uma delas, há links para sites de relacionamento como Twitter, Facebook, MySpace ou ainda Google etc.

Quem lida com imagens - como jornalistas que precisam ilustrar as matérias que escrevem - trata-se uma fonte de referência.

Para pesquisadores, idem.

Há livros, ainda, cujas páginas podem ser consultadas separadamente ou em PDF. Por exemplo, está online a segunda edição de Augsburg das "Fábulas" de Esopo, datada de 1479, em alemão: no site, podem ser consultadas (e lidas) as suas 379 páginas, com 208 xilografias talhadas no estilo da região.

No link, pode-se ver o vídeo gravado com um curador da Biblioteca do Congresso falando da obra - se o audio falhar, é possível ler o texto ali mesmo na íntegra. Tudo em português, língua que, por influência da Biblioteca Nacional brasileira, ativa participante do projeto, foi incluída como oficial.

(Foto: by Bob Sandberg/1954/Reprodução)

Jack Roosevelt Robinson, mais conhecido como Jackie Robinson, o primeiro jogador afro-americano da liga principal de beisebol.

Do Brasil, a Biblioteca Nacional disponibilizou mapas antigos, que vão dos séculos XVI a XVIII, além de 42 álbuns da coleção Thereza Christina Maria, doada à instituição por D. Pedro II.

Dica do PROSAon line via Globo.com

Visite aqui a Biblioteca Digital Mundial.

Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br