sábado, 26 de novembro de 2011

RARIDADES MUSICAIS: Maria Regina Cordovil

(Foto: Reprodução)
Maria Regina
A  menor cantora do mundo


01 - A Música do Papai
02 - A música da Mamãe
03 - Oh, Carol
04 - Meu Barco
05 - A Cigarra e a Formiga
06 - Chapeuzinho Vermelho
07 - Parabéns a Você
08 - Feliz Aniversário
09 - De Rodinha em Rodinha
10 - Frere Jacques
11 - Jingle Bells
12 - Carta a Papai Noel

Link para baixar:



Maria Regina Cordovil nasceu em São Paulo, SP, no dia 5 de julho de 1956.
(Foto: Reprodução/Por onde canta/Multiply)
Maria Regina Cordovil
Filha do grande maestro e compositor Hervé Cordovil e de Daicy Portugal e ainda, irmã de Ronnie Cord, Maria Regina começou a carreira ainda bastante criança.
Um dia, ouvindo os discos de acetato que o avô havia gravado com os seus irmãos (Ronnie, Norma e Hervé Jr.), Maria Regina, ainda com quatro anos de idade, fez um pedido ao pai: queria também gravar um disco. Hervé então levou Maria Regina e Ronnie Cord a um estúdio de gravação, onde gravaram um acetato contendo três músicas: "Oh, Carol", "Pretty Blue Eyes" e "Biquini de Bolinha Amarelinha". Ronnie apresentou as fitas na rádio Tupi e as músicas acabaram sendo executadas em um programa. Os promotores do programa lançaram então uma enquete para os ouvintes. Sendo a jovem revelação uma cantora de apenas quatro anos, deveria ou não seguir carreira? Os ouvientes deveriam telefonar ou enviar cartas opinando. A participação dos ouvintes foi grande e, sem nenhuma surpresa, Maria Regina recebeu sua primeira aprovação popular.
Hervé Cordovil, pai zeloso e profissional de caráter inquestionável, mesmo sendo diretor da gravadora Copacabana, não permitiu que a filha começasse gravando na empresa em que ele trabalhava. Não queria que o sucesso da filha pudesse ser atrelado a comentários sobre favorecimentos. A RCA Victor então interessou-se pela jovem cantora e a contratou de imediato, lançando logo em seguida, em julho de 1961, o disco 78 rpm,contendo "A Música do Papai" e "Oh, Carol". Em seguida Maria Regina gravou "Meu Braco" e "A Música da Mamãe".
O primeiro LP gravado por Maria Regina recebeu o sugestivo título de "A Menor Cantora do Mundo", onde era acompanhada pela orquestra de Francisco de Moraes. Esse disco tornou Maria Regina conhecida do grande público e a lançou como profissional possuindo apenas quatro anos de idade.
Maria Regina gravou diversos discos 78 rpm, bem como alguns compctos simples, "Caro Jesus Bambino", "Parabéns a Você", "Papai Walt Disney", dentre outros, todos pela RCA Victor. No LP "Canções da Minha Escola", onde ela interpretava 12 canções que fazem parte do folclore brasileiro,destacaram-se as canções "A Barata", "A Primavera" e "O Passarinho".
Frente ao sucesso, Maria Regina apresentou-se nos diversos programas de TV da época, como Clube dos Artistas, Astros do Disco, Almoço com as Estrelas e Reino da Juventude, de Antonio Aguilar.
Maria Regina gravou até os sete anos de idade. Como era apenas uma criança, a vida artística acabou tornando-se enfadonha e os brinquedos passaram a atrair mais a menina.
Mesmo com uma curta carreira, recebeu vários troféus,destacando-se o ofertado pela cidade do Rio de Janeiro. Apresentou-se no Teatro Municipal da cidade maravilhosa, cantando canções infantis.
Maria Regina possui três filhos, sendo dois do primeiro casamento, Daniel e Marcelo, e ainda, Julia.

Fontes: Link 1 e link 2

8 comentários:

  1. Aprendi mais um pouco com esse relato.
    mEU PAI TINHA UM 78RPM, COM A MUSICA DO PAPAI
    Tbm conehcia a PAPAI WALT DISNEY com ela.

    Parabens pelo blog
    Ze Antonio - Ribeirao Preto-sp

    ResponderExcluir
  2. Maria Regina Cordovil é irmã de mais artistas em sua família, além de seu pai, Hervé Cordovil (compositor, músico e orquestrador) e de seu irmão, o cantor Ronnie Cord, ambos já citados. Seus outros irmãos também gravaram discos: Norman (Cordovil) e Hervé Jr. (este, em trio chamado The Cords, junto com Ronnie e Norman). É isso aí.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,ESTOU MUITO FELIZ DE TER NOTÍCIAS DE MARIA REGINA CORDOVIL.....HA ALGUM TEMPO ATRAS PENSEI ATÉ ESCREVER PRO LUCIANO HULK,PRA PROCURAR POR ELA,POIS ESSA QUERIDA FEZ PARTE DA MINHA INFANCIA E DE MEUS IRMÃOS,MEU PAI AMAVA MÚSICAS,E GRAÇAS A ELE DESPERTOU A MUSICALIDADE EM NÓS,ENTÃO ELE COMPRAVA SEUS LP`S E COMPRAVA PRA NÓS TAMBEM,TIPO HISTÓRIAS,NOSSO AMADO E INESQUECÍVEL CAREQUINHA,TÍNHAMOS A COLEÇÃO TODA,E A MARIA REGINA TAMBEM FOI MARCANTE EM NOSSAS VIDAS.....SAUDADES!!!!TEMOS GRAVADOS SUAS MÚSICAS ATÉ NO CELULAR HOJE,E OLHA QUE TEMOS TODOS MAIS DE 50 ANOS JA QUASE 60,MAS NOSSA QUERIDA É ATÉ HOJE INESQUECÍVEL....GOSTARIA MUITO DE FALAR COM ELA....E DIZER QUE ELA NOS FEZ E FAZ MUITO FELIZ,POIS CADA VEZ QUE ESCUTAMOS SUAS MÚSICAS RELEMBRAMOS MOMENTOS MARAVILHOSOS DE NOSSA INFANCIA.....ELA TEM FACEBOOK?O MEU É "SULA FARIAS".BEIJOS MIL!!!!!POR FAVOR ME DÊ NOTÍCIAS!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ELA MOROU NO GUARUJA E TINHA ATÉ PROGRAMA DE ENTREVISTAS ...............

    ResponderExcluir
  5. Maria Regina Cordovil esta no face e muito feliz quando pessoal a relembra completou recentemente 58 anos foi a menor cantora do Brasil esta no face e minha amiga. Tambem estou no face colecionador pesquisador musical responsavel pelas postagens do Dicionario da Musica Popular Brasileira. Veja a biografia da Maria Regina la no Dicionario ou clicle - no google http://www.dicionariompb.com.br/maria-regina

    ResponderExcluir
  6. Sou Radialista! Iniciei no rádio com programa infantil! Gostaria de manter contato: Meu E- mai: aluizioguedes@ibest.com.br
    Aluizio

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, João Lázaro pelo Blog e pela postagem.
    Procuro pela música da mamãe há muitos anos, pois ouvia meus irmãos cantarem e não sabia quem cantava e de quem era.
    Peço que disponibilize novamente o link, se possível.
    Grato e um abraço,
    Marcos

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br