terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sal ajuda a aumentar capacidade de armazenamento de disco rígido

Cientistas em Cingapura disseram na sexta-feira (15) que descobriram um método que pode expandir a capacidade de armazenamento de dados de HDs (discos rígidos) de computadores utilizando um ingrediente comum na cozinha: o sal.
O processo "pode aumentar a densidade de gravação de discos rígidos para 3,3 Tbits por polegada quadrada, seis vezes a densidade de gravação dos modelos atuais", segundo um comunicado das instituições envolvidas no projeto -- a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura, a Universidade Nacional de Cingapura e o Instituto de Armazenamento de Dados.
(Foto: Reprodução/Google imagens) 
HD de 1 terabyte
Com essa tecnologia, um HD com 1 Tbyte de dados hoje poderia, no futuro, armazenar 6 Tbytes em uma unidade do mesmo tamanho, disseram os cientistas.
(Foto: Reprodução/Google imagens)
sal de cozinha
Os cientistas conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento ao colocar mais bits -- estruturas em miniatura que contêm informações -- em padrões mais organizados do que as configurações aleatórias usadas em discos rígidos atuais.
Esse método -- chamado de bit patterning (padronização de bits) -- era difícil de ser executado porque os cientistas não eram capazes de ver os contornos dos bits claramente após eles serem impressos em um filme, em um processo muito parecido com revelação de fotografias.
Mas a adição de sal na solução usada para geração de imagens permitiu destacar os contornos.
O processo de padronização de bits com sal deve ser adotado pela indústria por volta de 2016, acredita Joel Yang - o cientista que descobriu a receita com sal - quando as técnicas atuais se esgotarem, o que levaria fabricantes de disco rígido a procurar métodos alternativos para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.
Fonte: Da France-Presse/SP via Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br